Daqui a um ano teremos as Eleições 2026

O Portal SCReal Notícias, por sua vez, vai a partir de hoje, trazer uma seção especial dedicada as Eleições 2026.

Divulgacao
Daqui a um ano teremos as Eleições 2026 Divulgacao

Daqui a um ano, no dia 4 de outubro de 2026, quase 155 milhões de eleitoras e eleitores irão às urnas para exercer o direito de voto e decidir os rumos do Brasil, de seus 26 estados e do Distrito Federal. Faltando um ano para esse momento tão significativo, o TRE-SC começa uma contagem regressiva destacando os principais pontos a que os eleitoresos partidos políticos e possíveis candidatas e candidatos têm que ficar atentos.  

Portal SCReal Notícias, por sua vez, vai a partir de hoje, trazer uma seção especial dedicada as Eleições 2026. Vamos falar do cenário político estadual, candidatos em potencial, pré-candidatos que também já anunciaram disposição para concorrer nos mais variados níveis, e regiões de Santa Catarina.  

Destacamos que esta seção é permanente, e trará nomes com periodicidade diária ou semanal. Ressaltamos, também, que estamos à disposição dos pré-candidatos e de suas assessorias para qualquer correção, e até mesmo, para incluir nomes que, por algum motivo, não foram citados 

Sabemos que Santa Catarina terá centenas de candidatos, por este motivo, acreditamos no desafio desta proposta, mas, por outro lado, entendemos como muito importante apresentar os nomes, as propostas, os históricos e, principalmente, TODAS as opções, para que os eleitores escolham de forma consciente, votando com sabedoria, entendendo que o futuro de Santa Catarina estará nas pontas dos dedos.  

Nas Eleições 2026, os eleitores vão digitar seis votos na urna eletrônica: 

Deputado federal 

Deputado estadual ou distrital; 

Senador (duas vagas); 

Governador; 

Presidente da República. 

A eleição para os cargos de deputado é pelo sistema proporcional de votação, quando a distribuição das vagas é feita com base na votação recebida por cada partido. 

Para os demais cargos, é pelo sistema majoritário, ou seja, vence o candidato que tiver mais votos. No caso de governador e presidente, poderá haver 2º turno se nenhum dos candidatos obtiver pelo menos 50% mais um dos votos válidos no 1º turno de votação. Se houver 2º turno, ele acontecerá no dia 25 de outubro de 2026. 

A resolução com todas as datas e prazos do calendário eleitoral de 2026 será elaborada e publicada pelo Tribunal Superior Eleitoral até 5 de março de 2026. Mas a maioria está prevista em lei e já é possível apresentar os principais marcos das eleições de 2026. 

Datas e marcos 

04/04/2026,  

Data limite para:·registro, no TSE, de estatuto de partido político ou de federação partidária; · pretensos candidatos se filiarem a partido político e alterarem o domicílio eleitoral. · desincompatibilização de titulares de cargos de presidente, governador e prefeito, caso queiram concorrer a outros cargos. 

06/05/2026,  

Fechamento do cadastro eleitoral: prazo para fazer o alistamento eleitoral, cadastramento biométrico, transferência e regularização do título de eleitor. 

04/07/2026,  

Data a partir da qual ficam vedadas determinadas condutas aos agentes públicos, conforme previsto no artigo 73 da Lei 9.504/97. 

20/07 a 05/08/2026,  

Período para a realização de convenções partidárias, para escolha de candidatos. 

20/07 a 15/08/2026,  

Período para apresentação à Justiça Eleitoral dos pedidos de registro de candidatura. 

16/08/2026,  

Início da propaganda eleitoral. 

03/10/2026,  

Definição das urnas que serão submetidas ao Teste de Integridade e ao Teste de Autenticidade dos Sistemas no 1º turno. 

04/10/2026,  

Realização do 1º turno. 

24/10/2026,  

Definição das urnas que serão submetidas ao Teste de Integridade e ao Teste de Autenticidade dos Sistemas no 2º turno (se houver). 

25/10/2026,  

Realização do 2º turno (se houver). 

 




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.